sexta-feira, 22 de maio de 2009
Cidadania
Alguns direitos dos cidadãos não são respeitados, entre muitos citamos os direitos da criança !
Jonathan 102
terça-feira, 19 de maio de 2009
Cidadania
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos , não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
Karoline Kunen
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Sebastião 1ª2
Cidadania
Cidadania é direitos de ser e ter direitos, é um contato social entre os indivíduos. Direitos e deveres do ser humano fazer uma cidadania com seus próprios interesses e seus próprios movimentos.
Todos somos cidadãos e vivemos a cidadania não importa a cor raça e religião
Solage 1º 02
CIDADANIA
Ser cidadão não é cumprir um dever mais sim respeitar seu próprio futuro. ''cidadão não é aquele que vive na sociedade mais sim aquele que a constrói''
Isabela
Cidadania
Cidadania é ter respeito com todos,e saber viver em sociedade.
As pessoas lutam pela segurança contra o trafico de drogas, pela segurança do trânsito, ser cidadão é ter deveres e seus direitos na vida seja na cidade ou no interior em qualquer lugar.
cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.
jose luiz 1ª 02
cidadania
A cidadania é comemorada nos dias 16 e 21 de abril, esses dias são comentados sobres nosso valores e direitos de nossa sociedade.
A cidadania é o documento de cada cidadão. Saber como ter seus direitos dignos.
Anderli 1ª 01
Cidadania
Alguns direitos do cidadãos não são respeitados , citamos crianças que sao retiradas da escolas.
Edemilson:1O2
Cidadania
O destino de muitas pessoas é lutar pela própria cidadania. Precisamos olhar a realidade em que vivemos com outros olhos.
Taíse1°1
Cidadania
Outro item é o modo que interagimos entre os outros seres humanos porque nunca devemos esquecer que eles são iguais a nós,pois os mesmos direitos que temos eles também possuem.
Cidadania
TODO O SER HUMANO TEM DIREITO A UM TRABALHO, NÃO IMPORTA A RAÇA ELES DEVEM TER UM GANHO JUSTO IGUAL AOS OUTROS, TODAS AS PESSOAS TEEM DIREITO À SEGURANÇA SOCIAL . CIDADANIA É O DIREITO DE VIVER COM DIGNIDADE E EM LIBERDADE.
SAULO 1ª 01
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Cidadania
As pessoas lutam pela segurança contra o trafico de drogas, pela segurança do trânsito, ser cidadão é ter deveres e seus direitos na vida seja na cidade ou no interior em qualquer lugar.
Leandro A.
cidadania
Cidadania é ter respeito com todos,e saber viver em sociedade
Indiara 1.02
A cidadania é muito importante pois ela reúne grupos de pessoas interagidas nos assuntos polêmicos do dia a dia.
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social
O que é cidadania?
As vezes é preciso olhar e ver o quanto você é importante no mundo, então seja um cidadão com responsabilidade e caráter e siga em frente.
Ana Carolina 1º 2
Cidadania
Edinéia 1ª 2
Cidadania
Cada um tem seu modo próprio de conviver com as pessoas, mas hoje em dia precisamos de mais cidadania, as pessoas estão pensando só nelas mesmas e não pensam nas pessoas que precisam de ajuda .
Hoje em dia precisamos de mais cidadania principalmente entre os jovens, pois são os que mais precisam de viver dignamente sua cidadania .
Sabemos que os jovens são capazes de fazer um mundo melhor sem violência étnica e social, etc.
Cidadania também inclui, a nossa família para que esteja presente em todo o momento das nossas vidas, pois a família é muito importante .
Embora a palavra cidadania possa ter vários sentidos, atualmente seu significado é único: significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.
Aline 1ª 02
Cidadania
Aluno;Bruno.1º1
Cidadania
Cidadania é ter direitos e garantias , direito a liberdade .
Na família , na comunidade , na escola devemos ter a cidadania presente .Cidadania é um modo de vida que encontramos com as dificuldades vivenciadas na sociedade .
Ter o direito de ir e de vir na sociedade também é cidadania .
Cada pessoa tem direito a cidadania , cada um constrói a sua própria cidadania seus direitos , seus deveres que devem ser cumpridos também sao um meio de cidadania .
Angela P. 1.a
Cidadania
Todos os seres humanos nascem livres direito iguais em dignidade e direitos.Todo ser humano tem direito que trabalha tem direito a uma remuneração justa.Todo ser humano tem direito ao trabalho e a livre escolha de emprego.Toda pessoa tem direito à segurança social.Todo individuo tem direito de ser reconhecido perante a lei.Todo ser humano tem direito à instrução.
Vanessa 1º 01
Cidadania
Todo cidadão precisa se comunicar, é impossível alguém viver isolado do mundo.
Todos nós, temos direitos mas também temos deveres.
Hoje em dia nosso mundo é engraçado, muitas pessoas só pensam em si, e as vezes pisam nas pessoas só para conseguirem o que desejam. Os jovens só pensam em arruaças, brincadeiras, fora de hora, sem saber que ele é a única esperança que temos para que o nosso mundo mude.
E só cabe a nós jovens, fazer alguma coisa que possa mudar nosso Brasil.
Aluna: Luana. B.G
1ª01
Cidadania
O direitos e deveres são de todos os seres humanos que são todos iguais.
Cidadania
Será é essa cidadania que nos sonhamos para o futuro,para os nosso filhos? Aposto que não,penso que ninguém sonha com essa cidadania negativa.
Mas será possível mudar essa realidade , se desejarmos, isso pode acontecer depende de cada cidadão.
Jaine Oliveira 1º1
Cidadania
Um caso de desrespeito as leis é a violência moral, verbal e sexual, mas se é desrespeitadas as leis, deveriam ser colocados na cadeia quem não as respeita
Na minha opinião, a cidade só terá bons cidadoes desde o dia que se conscientizarmos que infringindo as leis iremos direto para a cadeia.
mas isto esta bem relacionado aos direitos e deveres do cidadão, pois cada cidadão depende um do outro.
jhenison 1o 01
Cidadania
Essa é a cidadania onde as pessoas cumprem com os direitos da sociedade.E para que a cidade tenha bons cidadãos só depende de cada municipe que nela vive, pois a sociedade é formada por cidadãos conscientes de seu papel.
Aluna:Bruna S 1º1
terça-feira, 5 de maio de 2009
Cidadania
Que tenha Direito á igualdade, sem distinção de raça religião ou nacionalidade.
Que tenha Direito a proteção especial para seu desenvolvimento físico, mental e social.
Que tenha Direito á educação gratuita e ao lazer.
Mais importante é crescer dentro de um espírito de solidariedade,compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Aluno:Ronaldo P.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Cidadania
Keti- 1º 2
Direitos Humanos e Cidadania
Ninguém será arbitrariamente preso detido ou exilado .
Todo ser humano tem direito a alimentação, vestuário, habitação e cuidados médicos . Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa .
Toda pessoa tem direito a segurança social. Todo indivíduo tem o direito de ser reconhecido como pessoa perante a lei.
Todo o ser humano tem direito à instrução .
Carlos 1ª 02
Cidadania
Anderléia 1ª02
direitos humanos e cidadania
Cidadania
Na escola os aluno tem o direito de vir para a escola mas também o dever de estudar e trazer o material escolar em dia e os professores tem o dever de ensinar mas também o direito de ter a atenção dos aluno e o respeito.
Mas hoje em dia não está havendo muita cidadania em nosso mundo em geral porque as pessoas não estão se respeitando algumas pensam em si mesmo .
Em nosso mundo hoje está faltando cidadania nas famílias nas cidades enfim, no mundo inteiro.
Vanei - 1ª 02
Cidadania
Nós cidadãos temos que estar informados dos nossos direitos e deveres em relação a sociedade.
Daiane 102
Cidadania
Cidadania
Na sociedade temos o dever de não causar badernas, confusões e mal estar a moradores e vizinhos, e direito de ser auxiliado quando precisamos e não ser ignorados por pessoas que se acham melhor que os outros. Para assim construir uma sociedade organizada e ótima para se viver.
Cidadania
cidadania
O dever da escola é ensinar e preparar os alunos para que não sofram no futuro para que eles possam ser alguém mais bem sucedidos na vida.
O dever do aluno é estudar e respeitar as regras da escola, da sociedade e, em especial, da família.
Mariane 1ª 02
Cidadania
Os meus pais fazem de tudo para dar condições de vida bem melhor para os filho, eles trabalham de cedo a noite para sustentar seus filhos.
Há filhos que não da valor para os pais; porque eles acham que tudo o que os pais fazem cai do céu,mas precisam contribuir para a vida em família.
Eu entendo que para viver em cidadania na famila; cada filho tem que contribuir um pouco para viver melhor sem dificuldades.
ALUNO: MARCIO 1ANO 1
cidadania
Na cidadania existem os seguintes itens : direitos, deveres e a justiça. Esse tema é muito complexo de falar. Que em nos nossos dias as pessoas não sabem, que a palavra cidadania pode modificar e muito para melhor da forma em que é executada .
A cidadania hoje está quase extinta na sociedade, mas empregada na forma da lei .
O primórdio da cidadania deve vir dos principais pilares, família e escola . Nos dias atuais a cidadania está sendo mal conduzida , os nosso direitos não são bem empregados , mesmo que na sociedade haja regras estabelecidas .
Não podemos esquecer que temos deveres , se queremos exigir direitos , devemos executar nosso deveres.
David J. F.
série : 1°
A cidadania
Cidadania pressupõe direitos e deveres preservados.
Jeferson A. H.
Cidadania
Para que tenhamos direito de conquistar vitórias na vida.
Cidadania
aluno: Robson S. M.
Série: 1ª1
Cidadania
É ter seus direito preservados e comprometido com seus deveres. Ter deveres e cumpri-lo, ser alguém que está em dia com a sociedade. Cidadania é um modo de se viver , ela tem que estar presente em todos os lugares na família, na escola, nas ruas enfim é necessário em nossa vida e na sociedade em que vivemos .
CIDADANIA
Cada um de nós tem o direito de ser cidadão, e para isso o mais importante é ter um registro de nascimento, e assim poderemos exigir nosso direito de ter uma carteira de trabalho, um título eleitoral, um CPF, uma carteira de identidade ...etc.
E como cidadãos temos também nossos deveres e devemos cumpri-los, assim como todo e qualquer cidadão.
A cidadania hoje devia estar mais empregada na educação de jovens; para que não houvesse tantos jovens envolvidos com traficantes entre outras atrocidades, muitas vezes piores .
Se os pais ao invés de deixarem seus filhos na rua os colocassem na escola, talvez ao invés de assassinos tivéssemos médicos , ao invés de traficantes tivéssemos professores ; teríamos mais profissionais cidadãos
A cidadania seria mais justa e melhor empregada, quando o cidadão respeitar os direitos dos outros e seus próprios deveres, teremos uma sociedade justa e democrática .
Lucimeri M. 1ª1
Cidadania
Todos tem direitos e obrigações:
*Levar seus filhos para seguir regras desde o começo de sua vida.
*Direito de prestar muita atenção com os seus familiares, amar seus filhos é dever dos pais.
*Obrigações que toda a sua família ame-a tanto, como ela os ama.
Já na escola esses direitos e obrigações são mais rìgidas, porque na escola há pessoas no seu pé e cobrando regras, para você seguir.
Ser cidadão não é só viver em uma cidadania mas sim, orientar em direitos e obrigações para seguir também esta sociedade, para o povo.
Para que exista cidadania é preciso que as pessoas se conscientizem que devem registrar seus filhos logo ao nascer, pois esse documento dá direito a sua vida.
Aluna:Veilan - 1º 01
Cidadania
Aline R. S. - 1ª01
A cidadania
Cidadania
Cidadania é ser cidadão, ter os direitos preservados,e meus deveres,saúde preservados
MAIK F. P.
SERIE:1ª1
Cidadania
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
Aluna:Liliane.
Cidadania
Toda família tem direito de educar seus filhos, e seus filhos tem o dever de obedecer seus pais, e direito de ter uma família comprometida com a cidadania.
Cada cidadão tem a sua identidade, ao direito de ir e vir a hora que necessitar. Todos que ter moradia e uma vida com condições de sobrevivência .
Desde que nascemos somos mais um filho do mundo para viver ou morrer, e todos temos um destino traçado o de muitos e sobreviver positivamente.
Cidadania
deve-se obedecer as leis mas sem desvalorizar os direitos, e deveres preservados.
Dangler Willian Stumf Da Silva
domingo, 3 de maio de 2009
Relações Humanas
A segurança pública é dever do Estado, porém o cidadão deve preservar a sua integridade física e seus bens materiais, bem como a dos outros. A violência no Brasil apresenta vínculos históricos.
A partir da chegada dos europeus no Brasil foi marcada pela violência e pela violação dos direitos humanos, associados à luta pela posse da terra.
A história também nos mostra fatos em relação aos negros que vieram para o Brasil na condição de escravos para garantir o baixo custo produtivo do sistema colonial e evitar o crescimento econômico daqueles que pertenciam às classes sociais mais baixas do Brasil Colonial.
A escravidão se fez através da violência física, inúmeros mecanismos de controle e submissão, que visavam dominar o escravo de forma que “ele” aceitasse essa situação passivamente, o castigo físico era constante, e este castigo era assistido pelos outros escravos - para servir como exemplo.
A escravidão ocupou o centro do sistema social e econômico nas áreas de colonização. Toda a produção econômica e toda a sociedade estavam assentadas sobre o sistema escravista.
O mito da democracia racial procura esconder as desigualdades existentes entre brancos e negros, argumenta que as mesmas oportunidades são oferecidas a todos, sem distinção de raça, cor, sexo, religião, filosofia, etc. Com uma conotação irônica, chega-se a dizer que o Brasil é uma “democracia racial”, porque aqui “o negro sabe qual é o seu lugar”.
Nem mesmo a convivência entre os colonizadores foi pacífica. Podemos citar os conflitos entre portugueses, espanhóis, franceses e holandeses no que diz respeito à ocupação do território brasileiro, causados por divergências sociais, econômicas e religiosas.
A história relata um passado de conflitos, herança para a insegurança atual. As diferenças raciais e culturais tornaram-se causa de desigualdades sociais e econômicas que resultaram em exclusão social e negação dos direitos fundamentais do ser humano.
A matança de jovens de todas as classes sociais, envolvendo tráfico de entorpecentes e de armas, grupos de extermínio, policiais corruptos, diz respeito ao mundo do trabalho, onde surge a negação do valor da pessoa humana e de seus direitos, havendo relatos de trabalho escravo e semi-escravo em pleno século XXI.
No Brasil contemporâneo a escravidão se manifesta de diversas maneiras: dívidas contraídas com o empregador, neste caso os exploradores podem ser empresas, fazendeiros e políticos. O crime do desrespeito aos direitos humanos não foi totalmente coibido nem recebeu punição, mesmo nos casos em que houve violência física, tortura ou homicídio.
Outra marca de nossa história são o desrespeito e a violência contra as mulheres, principalmente as indígenas, as negras e as de classes sociais menos privilegiadas, que sofrem as consequências do sistema produtivo e da mentalidade machista presentes no país.
Para enfrentar essas diversas formas de manifestação da violência no Brasil, é preciso romper as resistências sociais que se aborde o problema como um fenômeno social, ou seja, como um conjunto de comportamentos, ações e situações que podem e devem ser modificados.
A palavra insegurança pode se referir a uma infinidade de riscos reais ou imaginários ligados a ameaças relativas à natureza, como os terremotos e as enchentes, passando pelas doenças, até àquelas provocadas por agentes humanos.
O conceito de segurança está vinculado a uma série de outros conceitos como confiança, certeza, firmeza, convicção, garantia. Significa garantir a ausência de riscos e de perigos.
As inúmeras necessidades para a manutenção da vida humana – alimentação, moradia, vestuário – levaram as pessoas a reconhecer a impossibilidade do sustento da vida individual sem viverem em sociedade. Aos poucos, a existência humana diminuiu sua dimensão privada e aumentou sua dimensão pública, condicionando a segurança pessoal à segurança pública, de modo que a segurança pessoal tornou-se cada vez mais vinculada à segurança da sociedade.
Somos seres históricos. Não estamos sós. O ser humano não nasceu para viver só. Atuamos positivamente sobre a sociedade na medida em que somos capazes de elaborar projetos sócio-transformadores e colocá-los em prática. Na convivência entre as pessoas humanas estão presentes a busca do bem comum e as relações de poder.
Todos os povos têm seu modo próprio de vida, seu modo de ser constituídos por valores e tradições construídos ao longo do tempo. Esses valores e essas tradições construídos ao longo do tempo.
A pessoa humana realiza a abertura através da dimensão religiosa pela qual, a partir de uma instituição, vive a dimensão comunitária de sua fé. A adesão a determinada religião acontece tanto no plano da fé como no plano moral, de modo que a religião implica necessariamente adesão a uma doutrina e a uma moral que devem se constituir no princípio norteador da conduta humana.
A juventude é capaz de reverter à lógica da violência, da exclusão étnica e social. Organizar-se, ocupar os espaços, movimentar as cidades, o campo, as escolas; reivindicar direitos, propor mudanças estruturais e urgentes, ideológicas e objetivas. Somente a própria juventude é capaz de combater as violências que a exterminam.
Ensinar não é transmitir conhecimentos. O professor não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos para que se forme um consenso em torno de verdades e os próprios alunos encontrem as suas opções.
É imperioso que dois dos principais pilares da humanidade - Família e Escola – estejam muito próximos. Porém cada um com seus distintos papéis e missão, objetivando o sucesso da formação integral, através de uma sólida parceria e da soma de esforços. Só assim será possível superar os grandes desafios deste nosso desvairado mundo contemporâneo.
*Promover atividades lúdico-recreativas com a temática (permitindo que os educandos mostrem livremente sua percepção desta problemática – em equipes, escolher um assunto para dramatizar);
*Produzir textos a partir dos dados obtidos e debatidos em sala de aula, com o tema "Cidadania" e publicar no blog;
*Convidar um policial militar para palestra sobre delinquência envolvendo jovens e medidas socio-educativas; (elaborar com os alunos algumas perguntas para serem feitas ao policial);