quinta-feira, 22 de abril de 2010

EDUCAÇÃO E CRITICIDADE

A educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano. Ela nasce quando se transmite e se assegura as outras pessoas o conhecimento de crenças, técnicas e hábitos que um grupo social já desenvolveu a partir de suas experiências de sobrevivência.
A educação ao socializar o indivíduo, mostra que sozinho, o ser humano não sobrevive, e somente poderá desenvolver suas potencialidades, estando em contato com o meio social, ou seja, com as outras pessoas.
Vivenciamos a era da revolução de informações, no entanto a informação sem saber ser trabalhada não tem valor, precisa ser socializada. Compreende e identifica como fato histórico contextualizado nas diversas culturas e, através dessa dimensão social, possibilita o modo de perceber, sentir e, articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
O conhecimento só é válido quando é partilhado. O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade amplia-se ainda mais no despertar deste novo milênio e aponta para a necessidade de se construir conhecimentos voltados para a formação do cidadão.
Construir a aprendizagem é ler, ter acesso, buscar várias fontes de informação, vários textos e construir o seu, isto dá credibilidade para o conhecimento reelaborado.

Nenhum comentário: