quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
tecnologia no mundo
Os carros de hoje vêm com uma tecnologia de mundos diferentes, são coisas que só quem fez consegue usar são muito avançados para a população para poder usar tem que ter um curso de aperfeiçoamento da tecnologia, são poucos que possuem uma capacidade de desenvolver os equipamentos, muitos compram e não sabem usar pois está muito desenvolvido e cada dia está sendo mais facil usar a tecnologia não usam mais as mãos para trabalhar, hoje se faz coisas que antigamente nem se conhecia tente saber todas as coisa novas que estão na tecnologia de hoje pois você poderá usar.
Evandro Sergio
TECNOLOGIA E ARTE NAS ESCOLAS
"Mesmo com toda a tecnologia presente no mundo, é preciso aprimorar as estratégias para que sejamos bons comunicadores".
"O avanço das novas tecnologias modifica completamente a vida das pessoas, sobretudo a das novas gerações."
Jaqueline
A TECNOLOGIA
Enfim, a tecnologia pode ser considerada um grande desenvolvimento em obras, através de conhecimentos que cada indivíduo possui em si; pode-se obter-se diferentes formas de expressá-lo. Hoje em dia existem vários tipos e recursos tecnológicos em que citamos alguns de recentemente: computador, vídeo game, câmeras digitais, mp7, celular....
A tecnologia nunca se acaba, ela está sempre se modificando com diversas conhecimentos, em que muitos deles são utilizados em nossa atualidade.
Jéssica
Tecnologia
A tecnologia significa ofício e estudo, ou seja, é através de diversas ferramentas, e de grandes conhecimentos que se obtém a tecnologia atual. Para entender a tecnologia é preciso saber como usá-la, algumas são simples e bem conhecidas, já outras são mais avançados especificamente e sofistificadas.
Joice
Tecnologia
Para complementar o nosso ensino a tecnologia vem sendo de total importância para o nosso aperfeiçoamento em deixarmos atualizados; por exemplo um excelente plano para a melhoria do ensino é a aplicação de um projeto escolar para os alunos ter acesso à internet, onde é o nosso caso na nossa, escola que às vezes fazemos pesquisas e adquirimos um grande conhecimento que jamais esqueceremos uma grande oportunidade de estarmos unidos, "a par" das pessoas que lançam novas tecnologias.
Carin
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Adilson
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Avanços tecnológicos
A China destacada entre os países pelo seu desenvolvimento, o Japão por possui os avanços tecnológicos mais potentes e inovadores, que faz dele uma das super potências mundiais. O Brasil neste contexto digamos que não é tão desenvolvido assim, pois se fosse seria de primeiro mundo, e não haveria tanta desigualdade social. No nosso país ainda tem pessoas fora da chamada "inclusão digital"ou seja, ainda há pessoas que não conhecem a tecnologia que nos proporciona os computadores dando praticidade ao homem moderno.
Citando o mesmo exemplo podemos destacar a sua evolução, de um aparelho gigante para um que podemos carregar na sacola.
Denise, Ana Pricila -2ª série- EM
Recursos tecnológicos na escola
Isso pode usar nos estudos. Quando terminarmos os estudos aqui na escola nos ajudará muito. O xerox da escola é usado mais para os professores, nós alunos tínhamos que ter mais acesso a esse tipo de tecnologia, mais já temos bastante tecnologia na nossa escola. Cada dia vai se mordernizar, mais nós vamos apreender cada dia mais. E nossa escola vai ter mais recurso para nos oferecer.
Eliziane
Tecnologia
O uso das tecnologias aproxima distâncias físicas, materiais e até mesmo sociais entre os seres humanos, pois não haverá igualdade social enquanto não houver igualdade de conhecimento.
O uso das tecnologias é fundamental nas atividades escolares, porém jamais substituirão o papel do educador preparado.
A tecnologia facilita nossa vida, ela pode ajudar na observação ou na audição das obras artísticas, contribuir para uma análise comparativa entre autores, períodos e filosofias de trabalho.
Mas não devemos esquecer que por trás de todo aparelho por mais sofisticado que seja sempre existe um ser humano.
Tecnologia
A tecnologia é muito favorável para nós, porque é um recurso que todos nós conhecemos e facilita muito na vida, no trabalho e no saber.
Tudo que utilizamos no nosso dia a dia é a tecnologia, o que aprendemos, o que observamos, o que tocamos , e o que ouvimos .
A arte é uma tecnologia através de suas belas esculturas , desenhos, gravuras e outros tipos como a computação gráfica .
Além do ser fundamental para o desenvolvimento nas atividades escolares , ela é muito favorável a visualização ou na adição de belas obras artísticas e crítica da arte e o diálogo entre o mundo da tecnologia em que vivemos.
Daiane M.
Tecnologia
Para complementar o nosso ensino, a tecnologia vem sendo de total importância para o nosso aperfeiçoamento em deixarmos atualizados;por exemplo um excelente plano para a melhoria do ensino é aplicação de um projeto escolar para os alunos ter acesso, a Internet onde é o caso na nossa escola que as vezes fazemos pesquisas que adquirimos um vasto conhecimento que jamais esqueceremos, uma grande oportunidade de estarmos unidos, "a par" das pessoas que lançam, novas tecnologias.
Infelizmente a nossa sociedade é muito desigual, e nem todos tem a oportunidade de acompanhar, assim o capitalismo torna-se cada vez mais excludentes ou seja, não tem lugar para todos. Conhecemos uma experiência interessantíssima, que é o do ministério da cultura, que junto com a questão da cultura brasileira voltada pra o mundo jovem assim aglomerando a tecnologia e a cultura, que resultará em informação e conhecimento. Para muitas escolas a tecnologia é apenas uma ferramenta, mas é muito mais do que isto, pois existe uma lógica diferente uma maneira de viver e de pensar diferente e algumas escolas ainda não aprenderam e não entenderam o seu sentido amplo ela precisa avançar.
A tecnologia avançada como a da parabólica a caneta , água osonizada; ocorre que esses objetos e alimentos são resultados de processos tecnológicos, da ciência da invenção da criatividade do ser humano para facilitar , aprimorar à vida gerando mais qualidade da espécie. Para que a tecnologia esteja ativa no nosso cotidiano e nas escolas e precisamos ter algumas estratégicas para a educação,sendo que a tecnologia é de total importância em nossa vida de tal modo que sempre estará presente em cada momento que vivemos,em fim a tecnologia faz parte da nossa vida, mas o nosso conhecimento é primordial.
Daiane C
Tecnologia Para Melhorar o Ensino na Escola
Os aparelhos eletrônicos como o Data Show fazem com que os alunos se sintam mais perto dessas culturas, mas de que adianta tantas tecnologias se muitos alunos não se interessam por esses estudos.
Anderson
TECNOLOGIA E ARTE NAS ESCOLAS
O uso da tecnologia pela tecnologia deve ser evitado,ela deve servir para um melhor aprendizado,uma melhor compreensão, uma melhor ilustração e favorecimento de reflexão.
A tecnologia faz uma análise comparativa entre autores,períodos de filosofias de trabalho,isso favorecerá a visão crítica da arte e o diálogo entre o mundo do artista que é o autor e o apreciador.
Os recursos tecnológicos disponíveis são muitos e o seu uso é bastante comum na atualidade, alguns exemplos: audição de músicas, mp3, visitas virtuais em sítios de museus de arte, pesquisas sobre obras, autores estilos e contexto cultural pela internet, além de poder utilizar-nos de projeção de gravura por meio de uso do data-show, esta atividade leva a compreender a arte como um dos aspectos da cultura de um povo, conduz a uma visão crítica do mundo que nos cerca. Existe uma série de atividades antes só realizadas pelos que moravam em grandes centros urbanos.
FERNANDO
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
A TECNOLOGIA
ALUNOS: LUIZ HENRIQUE, EDSON, 2º ANO NOTURNO.
Artes Cênicas e Tecnologia
Tem a expressão corporal e facial como base de seu trabalho, além de outras exigências na escola são trabalhadas como ferramentas de desenvolvimento de conciência corporal. As artes cênicas dividem-se basicamente em dança e teatro :
Dança- faz parte de todas as culturas, a dança favorece o desenvolvimento do potencial corporal, explora os movimentos corporais com maior inteligência e harmonia, a dança envolve intuição, emoção, imaginação, inteligência, afetividade e expressividade.
Teatro- o objetivo de se trabalhar teatro na educação escolar não é a de formar atores e atrizes, cenógrafos etc... a intenção é desenvolver habilidades que transformaram em um cidadão melhor, com a capacidade de se relacionar melhor com o outro.
A tecnologia tem sido comemorado como uma grande revolução do nosso tempo com tudo tem sido quase como principio operacional.
A tecnologia é um conjunto de ferramentas ou seja, todo e qualquer recurso que chega á nossas mão serve como ferramenta que facilita a vida,o trabalho, o saber, a tecnologia deve servir para um melhor aprendizado.
Ana Paula
Em que as tecnologias modificam as nossas vidas? tecnologias no cotidiano:desafios para a educação.
De um lado, temos as modificações da tecnologia nas informações comunicacionais, incluindo aí o computador e tudo o que está relacionado à comunicação digital, de outro lado estão as tecnologias da vida, e as das transformações da matéria em escala nano.
Uma questão importante é que há uma convergência dessas tecnologias. Todas elas inserem-se dentro da revolução cibernética que veio com a terceira revolução industrial; e da escala nano também não poderia existir se não tivesse uma interlocução forte entre estas três linhagens.
Isso modifica completamente a vida das pessoas, sobretudo a das nova gerações, as pessoas que têm atualmente 60 anos, isto ocorre porque já nasceu nessa geração completamente cibernética. Só que esse processo evoluiu numa rapidez espantosa: nós estamos vivendo uma aceleração da aceleração. Aquilo que os jovens conseguem fazer com muita velocidade e facilidade, pelo menos aqueles que estão inseridos neste mundo digital, eles também vão ter que saber lidar com a evolução crescente, caso contrário, ficarão numa situação semelhante à da geração anterior. Num país tão "diverso" quanto o Brasil, com tanta desigualdade social, como é que as tecnologias podem ter benefícios? É um problema serissimo realmente,porque o upgrade tecnológico das novas gerações além de ser um problema operacional, e social para aquele que não estão dentro do trem bala; quem está dentro dele é quem esta acompanhando a evolução tecnológica; a nossa sociedade, é muito desigual, tem muitas pessoas que não podem acompanhar e como existem uma aceleração crescente, os que não estão dentro do trem ficarão fora mesmo. Um dos problemas da terceira revolução industrial é que ela é pela primeira vez excludente não exclusiva e o capitalismo torna-se cada vez mais excludente: não tem lugar para todos.
Desde que o ser humano passou a se sentir ameaçado na sua sobrevivência, iniciou-se um processo de conquista onde tudo o que existe se tornam parecemos circundantes do dinheiro; sendo assim uma nova forma de expressar arte no cotidiano.
Samanta
A Importância da Tecnologia
Felipe B.J Joelso
As artes e a tecnologia nas escolas
ALUNA: Aline Cristina
SÉRIE: 2° ANO
ENSINO MÉDIO
ARTES
TECNOLOGIA
Tecnologia é todo e qualquer recurso que chega a nossas mãos, serva como ferramenta que nos facilita a nossa vida, o trabalho, a escola.O uso dela deve servir para um melhor aprendizado, uma melhor compreensão, uma melhor ilustração e favorecimento de reflexão.
A tecnologia pode em muito favorecer a visualização ou adição das obras artísticas, contribuindo para uma análise comparativa entre autores, períodos, filosofia de trabalho.
Os recursos tecnológicos são muitos e o seu uso é bastante comum. Na escola nos deparamos com muitas tecnologias desde as mais antigas até as mais sofisticadas para o nosso mundo.A nossa realidade não é igual a todas, mas já temos diversas tecnologias, como laboratório de informática, de quimica, retro-projetores enfim, pequenas coisas que para mim ou para nós vale muito.
Mas não existe tecnologia que substitua a inteligência, a capacidade, o humanismo, o caráter, a boa índole de um ser humano que nasceu com um dom o de ensinar .E também não há tecnologia que faça um aluno ser responsável, educado, gentil e inteligente.
Há várias coisas que o dinheiro não compra.
Há várias coisas que a tecnologia não substitui.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Propaganda é um mecanismo mais precário onde quem fala e comenta a favor do seu produto é você mesmo. Neste enfoque, sempre haverá reservas e suspeitas por parte do público.
Se você tem um bom produto isolante térmico mas desconhecido ainda do público, de vez de tentar vendê-lo fazendo propaganda para divulgá-lo no jornal.
TIAGO E LEONARDO 82
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Bens de consumo
Bem de consumo é um bem que destina-se a satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo.
São bens de consumo: roupas, alimentos,cadeiras, televisão etc.;
Não são bens de consumo: maquinários destinados a auxiliar na produção de outros bens;Bens de consumo ou finais são bens já disponíveis para consumo podendo ser classificados bens de consumo duráveis, não duráveis e semi duráveis .
Bens de capital: são bens que geram riqueza, daí o nome de capital, um exemplo são os maquinários compradas por empresas ou indústrias .
Bens de consumo não duráveis são todos aqueles que extinguem com a utilização como por exemplo: alimentos, remédios etc.
Cleimara,Joelma
MARKETING
É todo o conjunto de atividades de planejamento um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.São as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos .
Tiago e Leonardo 8ª2
Merchandising
A primeira experiência de merchandising na TV Brasileira foi em 1969, na TV Tupi, na telenovela Beto Rockfeller, onde um personagem, amanhecia das noites de farra com ressaca, e tomava um antiácido efervecente Alka Seltzer da Bayer.
Porém os primeiros grandes casos de merchandising têm registro com a novela Dancing Day's, em 1979, onde a atriz Sônia Braga, que fazia papel de Júlia, usava calças jeans Staroup. A década de 80, se consolidou na efetiva ferramenta do merchandising, ampliando o faturamento das emissoras.
Exemplo de merchandising: antigamente os produtores rurais levavam as suas mercadorias para serem comercializadas nos armazéns, onde todos os feijões ficavam em embalagens iguais (venda a granel). Alguns produtores decidiram destacar os seus feijões dos outros inserindo uma inscrição na embalagem e assim diferenciando os seus produtos. A partir daí, essa diferenciação foi evoluindo até se separar do produto em si passando a atuar isoladamente
Aline,Liliane.
Compra e Venda
Oferta: é quando um fornecedor está disposto a oferecer, ao mercado quando a oferta chega em grande quantidade, diminui-se o preço para que possa vender mais e produzir mais.
Demanda: é quando o consumidor está disposto a comprar, quando a demanda chega a uma alta quantidade, o preço sobe.
Concluímos que quem decide o preço também são os consumidores, que decidem sobre a compra e a que preço vender. Os vendedores necessitam concordar com as exigências do consumidor.
Bruna,Cassi Lana e Karoline.
consumismo
Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços muitas vezes sem consciência, há vários discursos a respeito do tema.
Entre eles o tempo de influência que as empresas exercem, por meio da propaganda e da publicídade, em relação ao consumidor.
Agência de Publicidade
Uma agência de propaganda gerencia todos os processos relacionados à propaganda.
A Agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de relações entre o cliente. As produções em sua cidade, Estado ou em outras regiões, o trabalho da agência dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa.
Uma agência de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado.
A oferta deste tipo de serviço é grande e aumenta a cada ano. A quantidade de profissionais que se formam é enorme e a busca por qualidade e preço é tão grande quanto a pelo menor preço.
No Brasil, esta profissão ainda é mal vista pelas pequenas empresas que não encaram a contratação de uma agência, um investimento. Mesmo assim, quem se diferencia, com formas de pagamento e propostas diferentes às pequenas empresas se mantém ativo e crescente no mercado.
Vanessa e Veilan.
Leis de Mercado
A obrigações monetárias fixas que têm de ser satisfeitas, exercem uma influência direta na política de terminações dos preços .
O sistema mercantil o limite relativo não permitia uma ampla resposta dos vendedores ou um vantajoso estímulo decorrente da mobilidade, expressos na dimensão e composição da procura nos mercados locais eram influenciadas pela organização da produção e da distribuição.
Marlon, Maik, Dangler
domingo, 12 de outubro de 2008
Agência Publicitária
A finalidade da publicidade é vender um produto.
O publicitário deverá escolher a melhor forma de fazer isso e levar o público a conhecer esse produto para que haja grande consumo.
O organismo destinado a esse tipo de trabalho é a agência publicitária, que uma vez encarregada da divulgação do produto, estabelece as linhas mestras do trabalho. Ela estuda quem serão os futuros consumidores do produto, os meios e modos mais convenientes para convenientes para convencer as pessoas a sentirem necessidade de obter e comprar o produto.
Nas agências de publicidade, as pessoas têm funções definidas:
*Quem deverá manter contato com o cliente?
*Quem vai sondar o mercado? (diretor de marketing)
*Quem vai idealizar a campanha publicitária?(diretor de arte)
*Quem vai criar o slogan, estudar os textos que acompanharão as imagens? (copywriter e diretor de arte)
*Quem vai fazer o design? (design gráfico)
*Quem vai fotografar ou criar montagens?
*Quem deverá eventualmente preparar o tema musical?
A seguir a agência escolherá entre os diversos modos de comunicação publicitária (fotografada para revistas ou jornais, radiofônica, cinematográfica, televisiva, mural, etc.).
No caso de cinema e televisão, a agência se limitará a idealizar e programar um breve filme.
Geralmente, são contratados artistas da televisão ou ainda modelos e manequins para as filmagens. São poucos minutos, com mensagens bem definidas e que custam milhares de reais.
Tecnicamente, cada publicidade contém estas características:
Originalidade; Capacidade de criar emoções; Repetição; Simbolização; Simplificação; Conhecimento do produto.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Mercado e Comércio
Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Ela possui várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usado tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e idéias religiosas, políticas e ideológicas.
Bruna, Cassi Lana e Karoline.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
A visão de publicidade
Jefferson, Carlos, David
Publicidade X Propaganda X Atividade Profissional
Profissionais liberais e de engenharia divulgam por meio dela seus serviços.
Gabriel Carlos, Gabriel Felipe, Jonathan
A história da propaganda
Thais, Joelma, Cleimara
Propaganda na Internet
A diferença entre a publicidade e propaganda
Sempre haverá
Tiago e Leonardo Petroli
Publicadade x Atividade profissional
Liliane, Veilan
publicidade no Brasil.
Publicidade é também uma habilitação do curso de graduação em comunicação social.
Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação com objetivo de servir a uma agenda, ela pode ser partidária. Uma manipulação semelhante de informação e bem conhecida a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda do mesmo no sentido mencionado acima.
Métodos comuns para transmitir propaganda: revistas, comerciais, livros, etc.
Maik, Marlon, Dangler
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Um pouco de publicidade e propaganda
Publicidade é também uma habilitação de cursos de graduação em comunicação social .
Foi porém após a revolução francesa (1789) que a publicidade iniciou a trajetória que levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.
O termo publicidade refere-se exclusivamente a propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter possessivo que visa defender os interesses econômicos de uma empresa.
Propaganda significa qualquer tipo de comunicação tendenciosa (as campanhas eleitorais são um exemplo no campo e nos interesses políticos). Assim a propaganda é um campo que envolve e contém publicidade.
A Propaganda é todo o esforço de comunicação que busca divulgar as características e vantagens de um determinado produto ou serviço que procura induzir o consumidor à compra.
Alunos:Andrei Passos, Angela , Elves e Suelen P.
publicidade
Publicidade é também uma habilitação do curso de graduação em comunicação social.
Publicidade pode ser também uma expressão que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolve está difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento,criação, veiculação e produção de peças publicitárias.
Luana, Jayne, Camila, Daiane.
Propaganda
A propaganda faz com que as pessoas possam conhecer o produto, e ajudam as pessoas a terem certeza de que o produto é de ótima qualidade.
A propaganda faz com que a pessoa se decida: se ela quer comprar aquilo de verdade mesmo, mesmo que ela seja enganosa.
Publicidade
Hoje todas as atividades humanas se beneficiam com o uso da publicidade profissional como médicos, engenheiros.
A própria ciência utiliza a publicidade para descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
Maìsa, Mariane, Leandro, Pricila
Publicidade
Robson; Marcio, Eron, Edinéia
Publicidade e Propaganda
Luiz Carlos - Edson - Ronaldo Cardoso - Rafael
Informação X Propaganda
Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária não apresentando seu quadro completo.
Ana Caroline - Lucimere
PUBLICIDADE
Publicidade é uma atividade proposicional e a difusão de idéias associadas a enpressas produtoras ou serviços propaganda comerciais
Difusão comercial de produtos em especia, atividade de planejamento criação de produtos e de peças publicitarias. Em 1979 após a revolução a publucidade iniciou uma trágetoria que levaria até a sua inportancia de desenvolvimento. Hoje todos as atividades sã fundamentais para a comunicação
JAIME JULIANO ANDREI PATRICIA
Publicidade propaganda o mundo do negócio
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Publicidade
Publicidade, qualquer anúncio destinado ao público, que tem por objetivo promover a venda de bens e serviços; é preciso distingui-la de outros tipos de atividades que também influem na opinião pública, como a propaganda ou as relações públicas. A publicidade atual desempenha um papel crucial na civilização industrial urbana, condicionando — para o bem ou para o mal — todos os aspectos da vida cotidiana. É possível distinguir três categorias da publicidade: a de bens de consumo, dirigida para o consumidor final; a empresarial, dirigida aos empresários; e a institucional, cujo objetivo é criar prestígio e fomentar o respeito de determinadas atividades públicas.
Os meios utilizados pela publicidade são os jornais, a televisão, o rádio, a venda pelo correio, as publicações de informação geral, as revistas econômicas, os outdoors e as revistas destinadas a diversos setores profissionais. A publicidade direta inclui toda aquela que é enviada pelo correio ou entregue pessoalmente ao consumidor em potencial, sem que para isso utilize qualquer outro tipo de veiculação, como os jornais ou a televisão. Pode classificar-se em importantes modalidades: o envio de publicidade postal, a venda pelo correio ou a entrega de folhetos e catálogos. A principal função da publicidade direta pelo correio consiste em familiarizar o consumidor em potencial com o produto, sua denominação, o produtor e as vantagens em sua compra, assim como informar-lhe dos pontos de venda do artigo.
Em 1914, foi criada nos Estados Unidos a primeira agência independente especializada em avaliar a audiência dos meios de comunicação, ou seja, saber quantas pessoas vêem ou escutam as mensagens publicitárias, assim como o perfil médio destas pessoas e o lugar onde residem. Devido à complexidade da indústria publicitária, o controle da audiência é uma atividade difícil. A publicidade moderna não somente sublinha as vantagens do produto, mas também o bem-estar que os consumidores obterão ao adquiri-lo. Um instrumento fundamental, que ajuda a aumentar as vendas, são as marcas registradas como garantia de confiabilidade, valor e alta qualidade de seus produtos. O preço é um dos melhores anúncios publicitários, motivo pelo qual, em determinadas estações ou em uma promoção especial, é freqüente o uso de descontos.
As agências publicitárias atuais são vendedoras de espaços para os anunciantes, os quais apresentam à agência o artigo ou serviço que querem vender, assim como seu preço. A agência, sempre em conformidade com o anunciante, cria e produz o anúncio, define um orçamento e seleciona os meios de comunicação que considera apropriados e o calendário da campanha. As agências publicitárias usam grande parte de seu tempo para planificar, criar e produzir os anúncios para seus clientes e têm especialistas em marketing, desenhistas, roteiristas, artistas, economistas, psicólogos, investigadores, analistas, provadores de produtos, documentaristas, contadores e matemáticos. Há um grupo numeroso de funcionários encarregado de controlar, do início ao fim, o processo de trabalho, até que se chegue ao produto final.
Antes de a atividade publicitária ser uma indústria organizada, as práticas abusivas e pouco éticas de algumas agências provocaram a promulgação de numerosas leis e restrições legais, que variam segundo os países. Os meios de comunicação de massa, tanto no plano individual como no coletivo, elaboram códigos éticos e morais. Alguns jornais e revistas se negam a publicar anúncios de cigarros ou bebidas alcoólicas. A maioria, em maior ou menor medida, analisa a veracidade dos anúncios antes de difundi-los, para evitar a publicação de informações falsas ou exageradas, garantindo assim sua credibilidade e sua linha de independência.
Comuns são a manutenção e a reparação de eletrodomésticos, os transportes, as agências de viagens, o turismo, o lazer, a educação e a saúde. Entre os serviços destinados às empresas estão a programação de computadores, a assessoria jurídica e contábil, o serviço bancário, a contabilidade e a compra e venda de ações, assim como a publicidade.
A pesquisa de mercado abrange desde a informação e o estudo pormenorizado do mesmo até a elaboração de estatísticas para a análise das tendências no consumo, previsão da quantidade de produtos e localização dos mercados mais rentáveis para um determinado tipo de bem ou serviço.
O profissional de marketing precisa levar em conta os seguintes fatores na hora de elaborar seu plano: a contínua e rápida mudança nos gostos e interesses dos consumidores (cada segmento do mercado exige que as características do produto se adaptem ao seu perfil); o “posicionamento” do artigo, quer dizer, a determinação do segmento ao qual se dirige, que exige uma análise séria e uma extensa planificação; a concorrência, que se intensifica à medida que aumenta o número de empresas que fabricam um mesmo produto; os movimentos em defesa do consumidor, que são cada vez mais fortes e difundidos e analisam a qualidade dos bens e serviços, recomendando os melhores; e a preocupação com o meio ambiente, que também afeta o desenho do produto e as técnicas de marketing.