quarta-feira, 29 de outubro de 2008
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Bens de consumo
Bem de consumo é um bem que destina-se a satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo.
São bens de consumo: roupas, alimentos,cadeiras, televisão etc.;
Não são bens de consumo: maquinários destinados a auxiliar na produção de outros bens;Bens de consumo ou finais são bens já disponíveis para consumo podendo ser classificados bens de consumo duráveis, não duráveis e semi duráveis .
Bens de capital: são bens que geram riqueza, daí o nome de capital, um exemplo são os maquinários compradas por empresas ou indústrias .
Bens de consumo não duráveis são todos aqueles que extinguem com a utilização como por exemplo: alimentos, remédios etc.
Cleimara,Joelma
MARKETING
É todo o conjunto de atividades de planejamento um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.São as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos .
Tiago e Leonardo 8ª2
Merchandising
A primeira experiência de merchandising na TV Brasileira foi em 1969, na TV Tupi, na telenovela Beto Rockfeller, onde um personagem, amanhecia das noites de farra com ressaca, e tomava um antiácido efervecente Alka Seltzer da Bayer.
Porém os primeiros grandes casos de merchandising têm registro com a novela Dancing Day's, em 1979, onde a atriz Sônia Braga, que fazia papel de Júlia, usava calças jeans Staroup. A década de 80, se consolidou na efetiva ferramenta do merchandising, ampliando o faturamento das emissoras.
Exemplo de merchandising: antigamente os produtores rurais levavam as suas mercadorias para serem comercializadas nos armazéns, onde todos os feijões ficavam em embalagens iguais (venda a granel). Alguns produtores decidiram destacar os seus feijões dos outros inserindo uma inscrição na embalagem e assim diferenciando os seus produtos. A partir daí, essa diferenciação foi evoluindo até se separar do produto em si passando a atuar isoladamente
Aline,Liliane.
Compra e Venda
Oferta: é quando um fornecedor está disposto a oferecer, ao mercado quando a oferta chega em grande quantidade, diminui-se o preço para que possa vender mais e produzir mais.
Demanda: é quando o consumidor está disposto a comprar, quando a demanda chega a uma alta quantidade, o preço sobe.
Concluímos que quem decide o preço também são os consumidores, que decidem sobre a compra e a que preço vender. Os vendedores necessitam concordar com as exigências do consumidor.
Bruna,Cassi Lana e Karoline.
consumismo
Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços muitas vezes sem consciência, há vários discursos a respeito do tema.
Entre eles o tempo de influência que as empresas exercem, por meio da propaganda e da publicídade, em relação ao consumidor.
Agência de Publicidade
Uma agência de propaganda gerencia todos os processos relacionados à propaganda.
A Agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de relações entre o cliente. As produções em sua cidade, Estado ou em outras regiões, o trabalho da agência dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa.
Uma agência de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado.
A oferta deste tipo de serviço é grande e aumenta a cada ano. A quantidade de profissionais que se formam é enorme e a busca por qualidade e preço é tão grande quanto a pelo menor preço.
No Brasil, esta profissão ainda é mal vista pelas pequenas empresas que não encaram a contratação de uma agência, um investimento. Mesmo assim, quem se diferencia, com formas de pagamento e propostas diferentes às pequenas empresas se mantém ativo e crescente no mercado.
Vanessa e Veilan.
Leis de Mercado
A obrigações monetárias fixas que têm de ser satisfeitas, exercem uma influência direta na política de terminações dos preços .
O sistema mercantil o limite relativo não permitia uma ampla resposta dos vendedores ou um vantajoso estímulo decorrente da mobilidade, expressos na dimensão e composição da procura nos mercados locais eram influenciadas pela organização da produção e da distribuição.
Marlon, Maik, Dangler
domingo, 12 de outubro de 2008
Agência Publicitária
A finalidade da publicidade é vender um produto.
O publicitário deverá escolher a melhor forma de fazer isso e levar o público a conhecer esse produto para que haja grande consumo.
O organismo destinado a esse tipo de trabalho é a agência publicitária, que uma vez encarregada da divulgação do produto, estabelece as linhas mestras do trabalho. Ela estuda quem serão os futuros consumidores do produto, os meios e modos mais convenientes para convenientes para convencer as pessoas a sentirem necessidade de obter e comprar o produto.
Nas agências de publicidade, as pessoas têm funções definidas:
*Quem deverá manter contato com o cliente?
*Quem vai sondar o mercado? (diretor de marketing)
*Quem vai idealizar a campanha publicitária?(diretor de arte)
*Quem vai criar o slogan, estudar os textos que acompanharão as imagens? (copywriter e diretor de arte)
*Quem vai fazer o design? (design gráfico)
*Quem vai fotografar ou criar montagens?
*Quem deverá eventualmente preparar o tema musical?
A seguir a agência escolherá entre os diversos modos de comunicação publicitária (fotografada para revistas ou jornais, radiofônica, cinematográfica, televisiva, mural, etc.).
No caso de cinema e televisão, a agência se limitará a idealizar e programar um breve filme.
Geralmente, são contratados artistas da televisão ou ainda modelos e manequins para as filmagens. São poucos minutos, com mensagens bem definidas e que custam milhares de reais.
Tecnicamente, cada publicidade contém estas características:
Originalidade; Capacidade de criar emoções; Repetição; Simbolização; Simplificação; Conhecimento do produto.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Mercado e Comércio
Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Ela possui várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usado tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e idéias religiosas, políticas e ideológicas.
Bruna, Cassi Lana e Karoline.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
A visão de publicidade
Jefferson, Carlos, David
Publicidade X Propaganda X Atividade Profissional
Profissionais liberais e de engenharia divulgam por meio dela seus serviços.
Gabriel Carlos, Gabriel Felipe, Jonathan
A história da propaganda
Thais, Joelma, Cleimara
Propaganda na Internet
A diferença entre a publicidade e propaganda
Sempre haverá
Tiago e Leonardo Petroli
Publicadade x Atividade profissional
Liliane, Veilan
publicidade no Brasil.
Publicidade é também uma habilitação do curso de graduação em comunicação social.
Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação com objetivo de servir a uma agenda, ela pode ser partidária. Uma manipulação semelhante de informação e bem conhecida a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda do mesmo no sentido mencionado acima.
Métodos comuns para transmitir propaganda: revistas, comerciais, livros, etc.
Maik, Marlon, Dangler